Daniel Macedo Entrevista: Karlon (Nigga Poison)

Boas pessoal da Lusofonia,mais uma entrevista exclusiva do vosso  blog Underground Lusófono desta vez com Karlon  dos “Nigga Poison”.
Karlon,uma das referências do panorama musical lusófono esta de regresso com  um álbum a solo intitulado "Nha Momentu" de Hip Hop.Baseado nas suas situações verídicas que passa no quotidiano este disco tem muita realidade que nos toca a todos,desde temas que falam sobre historias de jovens com dificuldades de integração na sociedade,como a sua vida passada no Bairro Pedreira dos Húngaros nos tempos de infância.

Daniel Macedo: Quem é o Karlon ?
Karlon: O karlon é um rapaz simples ,muito amigo do amigo,amante da musica em geral não só Hip Hop entre outros estilos e não dispensa uma anedota para morrer a rir :),data 1/11/1979,Zona:Oeiras.

Daniel Macedo: De onde surgiu o nome Karlon?
Karlon: O nome Karlon Surge de uma telenovela Brasileira nos anos 90 do qual não me lembro do nome de um personagem com muito estilo.

Daniel Macedo: Como e quando foi o teu primeiro contacto com o rap?
Karlon: O meu primeiro contacto nem foi bem com o Rap,começou através do breakdance,de uma cassete "super mix 5" no final de 80,Na Pedreira dos Húngaros onde cresci mais conhecida por Miraflores,tinha um pequeno salão onde via os mais velhos a dançar e ai o gosto pelo movimento,mais tarde inícios 90 com as cassetes de vídeo que eram gravadas da parabólica,identifiquei-me bastante porque o que eles relatavam era muito semelhante no que se passava no bairro,o consumo do Ax,Beef com a policia,Festa,racismo,brakdance etc...

Daniel Macedo: O que é que te incentivou a fazer rap?
Karlon: O que me incentivou a fazer assim como referi na pergunta anterior,foi o poder da palavra,sei que os rapperes não são deuses mas diria quase,porque graças as suas palavras deram forças as comunidades a terem os mesmos direitos cívicos como qualquer pessoa,e o ritmo e poesia vibrava como ainda vibro a procura daquela rima rara com power.

Daniel Macedo: Donde vem a tua inspiração?
Karlon: A minha inspiração vem no dia a dia e é uma coisa muito inconstante consoante o tempo em que vivemos,não sou muito dado a tendências mas gosto de desafios,eu quando escrevo a maioria da parte penso na juventude e nos problemas que nos rodeiam tento "reciclar" esses acontecimentos em algo nem sempre com soluções mas também com o "retrato" da vida que levo.

Daniel Macedo: Quais são as tuas mensagens nas tuas letras ?
Kralon: As mensagens acima de tudo são positivas tentar levar o ouvinte para outro estado de pensamento quando me ouve.

Daniel Macedo: vives a quanto tempo em Portugal?
Karlon: Desde Sempre.

Daniel Macedo: Falo-nos do teu álbum "Nha momentu" quando é que o álbum foi gravado?(produções,participações,etc)?
Karlon: O álbum "Nha Momentu" surge numa fase que começo do zero,depois de uma recaída psicológica,em que deitei fora todos os meus arquivos antigos e tinha em mente que queria começar a vida do zero, sentia um grande vazio,disse a mim próprio perdi tudo mas não perdi o poder de pensar,ai então liguei ao XEG se podia ir gravar os temas do meu álbum como era de esperar deu me luz verde,passei 2 meses a escrever o álbum em madrugadas constantes,e a falar com produtores,Brainkilla,Xeg,Diza XL,Kosmico,Dj tombo e participações com o Praga,Eláisa e o Mista Badia,Dj invisivel, Nildo rap e os meus pais,o álbum a cima de tudo é mito consciente e directo,podem me conhecer melhor a minha personalidade através deste álbum,e a minha visão sobre a vida.

Daniel Macedo: Quando é que teremos um concerto do Karlon em Cabo Verde?
Karlon: Não diria quando é que tenho um concerto como Karlon a solo curtia que fosse com Nigga Poison,aguardo o mítico convite.

Daniel Macedo: Tens quantas mixtapes, álbuns e Ep´s nas ruas?
Karlon: Tenho 1 EP e 2 álbuns como Nigga Poison e 1 álbum a solo e muitas participações em projectos diferentes.

Daniel Macedo: Tens beef com algum rapper?
Karlon: Não eu não tenho beef com nenhum rapper,por eu não alimento de "lixo" a minha mente é muito "soft" e possitiva para alimentar disso.

Daniel Macedo: Como e quando surgiu o grupo Nigga Poison?
Karlon: Os Nigga Poison Surgiram 1991 na festa da nossa senhora da paz onde o nosso primeiro tema foi o estilo Ragga,dando esse nome Nigga Poison em 1994.

Daniel Macedo: O rap Crioulo tem tido bastante feedback na CPLP(comunidade dos países de Língua Portuguesa),como vês a evolução do rap Crioulo?
Karlon: Vejo uma boa evolução se o pessoal esta a gostar é bom,espero ver os rapperes a viverem desta arte se possível,o único ponto negativo é que vejo bastante temas iguais o pessoal só fala da street o rap não e só falar de street tem muito por onde se pegar gostava de ver outros temas diferentes o que esta a fazer falta para enriquecer.

Pra terminar a entrevista.

Daniel Macedo: Teu top 5 da Lusofonia?
Karlon: 1-Grog Nation
2-Baby dog&Vado.
3-Diza "Ezvazia gaveta"
4-Alvarenga&BG.
5-Dynamite.

Daniel Macedo: Qual é o club que apoias?
Karlon: Não ligo muito a bola mas sou simpatizante do Benfica.

Daniel Macedo: Livro?
Karlon: "Entredentes"

Daniel Macedo: Escritor?
Karlon: João Pedro Vieira.

Daniel Macedo: Marca de Carro?
Karlon: Vimeca e Carris,tenho passe L123.

Daniel Macedo: Relojo?
Karlon: SWATCH

Daniel Macedo: Consola?
Karlon: Game gear.(Sega)

Daniel Macedo: Desporto?
Karolon: Atletismo.

Daniel Macedo: Língua(English,Frances ou Espanhol)
Karlon: English&French.

Deixe uma linha d freestyle em crioulo para os leitores do blog Underground Lusófono.

Guentes en kaba di lança nha álbum a sólo
en ta anda ku nhas copias na muchila sempri na cólo
E vida kin escodji espandi nha cultura
komi e tudo claro e nada en ka ta censura

 O álbum Nha Momentu está á venda em Portugal,nas lojas fnac,e em Cabo Verde,nas lojas e também esta disponível on line em http://sohiphop.com.pt/produto/651/karlon-nha-momentu.

Enviar um comentário

0 Comentários